segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cozinha Hardcore

CuZinheiros do mundo, uní-vos... ou não =P

Bom pessoal, dessa vez eu não vim aqui postar nenhuma receita minha, eu vim mostrar para vocês o melhor canal de culinária do youtube, o pessoal do Cozinha Hardcore... o nome meio que já fiz tudo, os caras são meus heróis. Todos os amigos a quem já mostrei esses vídeos amaram. Inclusive nas férias eu e o pessoal de CC da UFS vamos fazer a receita do primeiro vídeo: o Big Big Mac.

Sem mais delongas, aqui estão os vídeos, aproveitem, mas não tentem fazer em casa... mas se for tentar, me chama =)









É muuuuito baaaacon

sábado, 2 de abril de 2011

CCAG - Concentrado de Cafeína Altamente Glicosado

Vida de universitário é dureza, né? Só quem é ou já foi sabe do que eu tô falando... A gente não pode ficar doente, ter problemas, ficar com preguiça, ficar cansado, ficar on no msn, se apaixonar, ver e-mails de power point ou mesmo ter vida social. =/

Mas abdicar de tudo isso ainda não basta, a Universidade quer sugar ainda mais de você, ela sente a necessidade de acabar com o seu precioso sono... o negócio funciona igualzinho ao filme a hora do Pesadelo: se você dormir, o Freddy Krueger (mais conhecido como o professor(a) daquela terrível matéria que você não pode perder de forma alguma) te mata na hora. Você não pode dormir, pois todo o tempo do mundo deve ser dedicado aos seus estudos!!! Ô vida!!! ¬¬

O pior é que quando você mais precisa ficar acordado é quando você está com mais sono, como vésperas de prova ou quando o FDP chega, provavelmente porque você foi a alguma festa no outro dia e bebeu todas... ou ficou no msn até tarde... ou ficou jogando DotA... ou deixou pra estudar tudo de última hora e agora percebeu que não vai dar tempo... enfim... bons motivos não faltam.

Maaaas, se você tem problemas para esticar suas horas acordado, meu amigo: Seus problemas acabaram!!! *_* {Ou não kkkk} A receita que aqui vos trago espanta seu sono por até 12h para cada 250ml bebido.

Então, vamos aos ingredintes:

- 3 colheres (sopa) de café bem cheias
- 1,5 l de água
- 3 colheres (sopa) de leite em pó
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- leite condensado a gosto *_*
- 1 colher (chá) canela
- açúcar a gosto (opcional --> dependendo da quantidade de leite condensado)

Modo de fazer a bagaça:
Ferva a água - e nem venha dizer que não sabe fazer isso porque pra todo universitário isso é um pré-requisito pra fazer miojo {miojo salva vidas!!! o inventor merecia o Nobel} - e prepare o café - não invente de usar cafeteira, tem que ser no cuador porque no cuador é mais forte - coloque o café preparado no liquidificador e adicione o restante dos ingredientes. Bata com vontade {tô falando da mistura no liquidificador ¬¬}, depois é só colocar numa garrafa térmica e tomar na medida do necessário.

Beba com moderação, alta dosagem pode causar crises pscóticas, transtornos de personalidade e esquizofrenia, mas nada pra se preocupar^^ {lembre do professor(a), o que seria pior?}

Ps: Antes de usar, tenha certeza de que você vai precisar, uma vez eu achei que não ia dar tempo de revisar todo o assunto da prova e preparei esse negócio, daí tomei logo um copo daqueles de 700ml que a gente ganhava no Bob's e fui pro meu note ver os slides das aulas, no exato momento em que eu me sento, o rótulo da aba onde o meu gmail estava aberto muda de "Gmail - Entrada" para "Gmail - Entrada(1)", quando eu abro me deparo com isso:

"Caros alunos, Por conta da proximidade com a ocorrida SeCOMP, adiaremos a prova para a quarta-feira, 19/05. Atenciosamente, Tarcisio"

Nem preciso dizer o ódio que eu fiquei né? Daí não consegui mais estudar de tanta raiva!

Dormir?! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

A boa notícia é que quando deu 5 a.m. eu havia varrido, passado pano e encerado o chão do apê, lavado o banheiro, lustrado os móveis, lavado os pratos, limpado o fogão, os vidros das janelas, lavado os panos de prato e colocado os panos de chão de molho, tudo isso enquanto ouvia Linkin Park (todos os álbuns) e devorava todos os tipos de biscoito existentes no armário, daí saí pra correr na ciclovia lá perto de casa por uns 30 min {detalhe: nunca faço isso} e quando voltei tomei um banho e fiz o almoço, depois tirei os panos de chão do sabão... quando terminei fui estudar {e deu tempo de revisar toda a matéria antes do último desenho da TV Globinho, que eu assiti, lógico!}, daí almocei, tomei banho e fui pra UFS, assisti todas as aulas e copiei tudo o que os professores falavam, inclusive as piadas {mesmo as mais sem graça}, voltei pra casa, tomei banho e fui pro meu quarto, depois só me lembro de acordar no outro dia já perto da hora do almoço...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Brigadeiro de banana com biscoito

Sabe aqueles dias em que você vascula a casa atrás de algo que você ainda não sabe o que é para comer e não encontra? Você olha a geladeira, o armário, as panelas no fogão, embaixo da sua cama e aí finalmente descobre que a comida que a comida que você está querendo simplesmente não exsite... O que você faz numa hora dessas? Provavelmente faz aquela cara de "Trágico!" e se conforma né? Eu não, afinal sou louco mesmo, eu junto tudo o que tiver de comida na casa em cima da mesa, examino bem e vejo se dá pra tirar alguma coisa daí... foi assim que uma vez eu criei essa receita que eu adoro. Lá vai:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 colher de sopa de manteiga
3 colheres de leite em pó
5 colheres de chocolate em pó (pode ser mais, chocolate é sempre bom)
1/3 xícara de água
2 a 3 bananas amassadas
Biscoitos maizena
Achocolatado

Modo de fazer:
Primeiro molhe os biscoitos no achocolatado e reserve, mas cuidado pra não molhar de mais e fazer aquela papa que parece vômito de neném, e deixe reservado.
Numa panela, atire a lata de leite condensado, a manteiga, o leite em pó, o chocolate e a água e misture bem, depois leve ao fogo baixo e fique mexendo o tempo inteiro (é um saco, mas é preciso), quando começar a encorpar, adicione as bananas, TENTE misturar bem (quero só ver kkkkk) e daí é só continuar mexendo até o mesmo ponto do brigadeiro comum, que é quando ele começa a desgrudar da panela.
Pronto, agora num prato ou refratário da sua preferência, monte camadas alternadas de biscoitos e do brigadeiro como se fosse um pavê (o trocadilho do tempo da minha vó está terminantemente proibido) e depois levar a geladeira para gelar.

Ps: se sair com gosto de amendoim... bom... saiu com gosto de amendoim =p

domingo, 13 de março de 2011

Cuzcuz Recheado

Esta é uma postagem em homenagem a minha amiga Nathy, que vive implorando gosta de pedir pra eu fazer isso pra ela... adoro vc Nathy, desde o primeiro dia em que nós encontramos na escola quando você comeu metade do meu lanche sem nem me conhecer...

Bom, como diria o nanico, esse cuzcuz é meio que um samba do crioulo doido, vai de tudo um pouco nele...

Comecemos: O que você precisa ter? Cuzcuz, óbvio (dãã) o resto, bom, você decide, mas vou colocar o que eu geralmente faço:

Ingredientes além do cuzcuz:
3 ovos
2 xícaras de carne cortada em cubinhos (te vira pra cortar, nunca vi ninguém vender assim)
1 xícara de calabresa picada
1 xícara de presunto picado
2 tomates fateados
1 cebola fateada
1 xícara de ervilha e milho verde (metade pra cada, óbvio)
azeitona a gosta

Modo de fazer:
Faça o cuzcuz normalmente (o pacote inteiro) e reserve.
Ponha os ovos pra cozinhar, mas tenha certeza de que são os da galinha [1]
Numa estaladeira (linguagem da minha avó pra frigideira) ponha a carne para fritar, quando ela estiver quase pronta ponha a calabresa (sem duplo sentido... ou não) na frigideira pra fritar junto com a carne, por fim coloque o presunto, o tomate e a cebola e deixe até que o o tomate comece a se desmanchar.

Em uma forma, despeje o cuzcuz, pegue os ovos cozidos, esfarele e acrescente ao cuzcuz junto com a mistureba da frigideira e os demais ingredientes e misture muito, mas muito, mas muuuito mesmo. Tá pronto... agora só quero ver quem sabe o ponto de molhar a massa do cuzcuz =p


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quer moleza? Senta no pudim...

Ehh, muita gente vai dizer "como é que você coloca uma receita dessas aqui?", "dã, todo mundo sabe fazer esse pudim"... kkkkk, eu também acho muito simples, maaaaaaaaas eu tenho alguns amigos, principalmente na Universidade, que não sabem nem fritar ovo, muito menos fazer pudim, aliás, pra alguns deles ferver água é coisa pra chef, mas não quero citar nomes, né Tássio? kkkkk

Bem, vamos ao pudim, vocês vão ver que é mole mole

Ingredientes:
3 ovos
1 lata de leite condensando
A mesma medidade de leite de gado (mas se quiser pode usar de vaca)

Modo de fazer:
Bata os ovos (os da galinha, não os seus) no liquidificador, depois adicione o leite condensado e o leite e bata novamente até ficar bem homogêneo, depois despeje em uma forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno até o ponto de palito-seco.

Se você é retardado novo na cozinha e não sabe o que é:
1. forma untada: passar manteiga na forma e depois enfarinhar para formar uma camada protetora de forma que o alimento não grude durante o cozimento (ps: é farinha de trigo, pelo amor de Deus não vá usar a de macaxeira!!!).
2. ponto de palito-seca: você enfia o negócio até o fundo, se ele sair melado não tá bom, se sair seco é hora de tirar do forno (negócio == palito de dente, sua mente poluída)

Dicas: Para pudins eu gosto de usar cuzcuz para untar a forma ao invés da farinha, pois deixa uma camada crocante ao redor do pudim, fica muito bom

Agora é só esperar esfriar, afinal você não vai querer sentar no pudim quente né? Vai esquentar seu [content supressed].

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O tempero da comida é a fome... será?

Essa é uma frase que meu pai costuma dizer, pra ele é meio como se qualquer comida se tornasse gostasa quando você está a algum tempo sem comer, se você for um náufrago numa ilha deserta (tá lendo o blog como?) eu até concordo, senão, aqui vão algumas dicas de temperos que realmente darão mais sabor a sua comida.

Cebola: só de pensar em cortar já dá vontade de chorar né? A cebola é um ótimo tempero para o preparo de carnes, principalmente quando fritas, principalmente B-I-F-E. A água de cebola não permite que a carne resseque. A cebola também é ótima para usar em molhos, pois por incrível que pareça, ajuda a cortar a acidez dos outros ingredientes como o tomate, mas calma, isso é devido a grande quantidade de áçucar que ela possui. Poooooooooooorém, jamais deixe a cebola muito tempo no fogo, se for cozida demais pode ficar amarga.


Alho: A função primordial do alho é espantar vampiros e zombies (também com um cheiro desses espanta até Testemunha de Jeová!!!), mas nós não precisamos mais nos preocupar com os vampiros, não depois de crepúsculo (maldita Meyer!!!), e se até agora o Presidente Dilmão não saiu para acalmar os ânimos sobre uma onda de zombies que toma conta do mundo, também não precisamos nos preocupar com eles por enquanto... eu disse por enquanto... Então, vamos usar o alho na comida. A principal coisa que se deve saber sobre o alho na culinária é que ele só deve ser usado com alimentos de gosto forte, como carnes e molhos, também é ótimo para saladas e farofas mas neste caso é preferível usá-lo na versão refogada. PS: O alho não ajuda só na redução de zombies e vampiros, mas também do colesterol ruim^^

Cúrcuma: "What the hell?" É o que todo mundo diz quando eu falo em cúrcuma, kkkk, tadinha dela, a cara mais engraçada que eu já vi ao falar na dita cuja foi a de Malu, que tinha em casa e nem sabia o nome. Esse tempero é feito a partir de uma raiz homônima, muito parecida com o gengibre em formato, mas amarela por dentro. Ah, essa raiz é originária da Índia (só pode) *.*
Ela possui um sabor que vai do picante ao levemente amargo e é muito boa para colocar em alimentos mais neutros, a exemplo de arroz e batata. Para os aficcionados com o peso (graças a Deus não é o meu caso) a cúrcuma ajuda a queimar calorias.

Louro: Ehhh, não, não é louro da Ana Maria, até porque se a gente for cozinhar ele a coitada nunca mais vai saber quanto de cada coisa deve ir nas receitas dela.

Ana Maria: Põe o chocolate.
Louro: 200g.
Ana maria: O creme de leite...
Louro: Meia chícara.
Ana Maria: Joga o açúcar!!!
Louro: Só duas colheres de sopa...
E daí vai...

O louro daqui é aquela folhinha usada nas coroas dos antigos imperadores romanos e nas que são dadas aos vencedores das olimpíadas e que também é muito usada na decoração de pratos. Aliás, ela só é usada pra decoração, certo? Errado! O louro serve para temperar praticamente qualquer prato, ele tem um sabor não muito forte e na verdade consegue realçar o sabor original do prato, eu recomendo o uso pra temperar feijão, fica muito bom. Só mais uma coisa, se for usar as folhas, lembre-se de retirar após o cozimento, acredite, mastigar isso não é nada bom, eu na realidade prefiro a versão em pó.

Orégano: Essa aqui todo mundo conhece, né? O que lembra óregano? Piiiiiiizza, claro. Mas a Pizza não é a única aplicação do orégano, tudo bem que o orégano vai muito bem nos molhos, sobretudo os de tomate que são os que vão nas pizzas e derivados, mas também pode ser um diferencial nas carnes e saladas, isso mesmo salada, eu particularmente adoro. Porém, aprecie com moderação, o orégano possui umm sabor muito forte, e se exagerar você pode acabar comendo pizza de orégano, orégano com carne ou até salada de orégano e tomate... Atenção moças: possui uma grande quantidade de anti-oxidantes, retardando o envelhecimento, sobretudo o da pele.

Páprica: Quando a gente olha, a páprica parece com colorífico, mas o colorífico não tem gosto e é feito de urucum, e a páprica é feita de pimentão... páprica, urucum, kkkk, nomes estranhos eu sei, mas não precisa se assustar. Esse troço aí não é nada além de pimentão seco moído (não me perguntem de onde veio o nome, nem eu sei, deve ter sido algum índio alucinado). Ela é um tanto doce, por isso não é um dos meus temperos favoritos, mas tenho que concordar que nas medidas corretas ela vai bem com carnes, batatas, dá até gosto ao chuchu (que tem gosto de chuchu, ou seja, nada) e por incrível que pareça, é bom pra temperar ovo (e daí, só porque você nunca temperou ovo não quer dizer que eu não possa, dhuadhuadhua). Àqueles que possuem mão pesada cuidado, exagerar na páprica vai deixar o prato beeeeeem amargo.

Canela: Sou muito fã de canelas não, prefiro as coxas... mas voltando a cozinha, também não sou muito fã de canela, não sei porque os povos da Europa Medieval navegavam mundo-e-meio pra ir na Índia atrás dessa coisa que hoje a gente compra a R$ 0,99 o pacotinho... =/ Bom, tem quem goste de canela, ela tem um sabor forte, perceptível em qualquer prato do qual faça parte e é usada nos mais diversos tipos de receitas doces, salgados e até mesmo bebidas (em bebidas até que desce, no capuccino é uma delícia). Eu li em algum lugar que a versão em pau é mais poderosa, mas vou deixar que vocês mesmos provem e descubram...

Alecrim: Bom, nem só o gosto é importante na culinária, é preciso estimular também os outros sentidos se quiser mesmo criar um prato que agrade bastante, e o alecrim está mais pra um tempero para o olfato do que para um tempero em si, verdade que ele acrescenta algum sabor, sobretudo a carnes, legumes, batatas e peixes, mas, pelo menos pra mim, o melhor do alecrim é o cheirom porém não adianta queimar a comida ou fazer aquela buchada e depois querer botar alecrim pra fazer milagre, porque já vou avisando, ele funciona como perfume, não como água benta.

Coringa (Dica da Ariana): Também conhecido como tempero de universitário, você simplesmente precisa bater todos os temperos anteriores mais os que você tiver na sua geladeira, dispensa, embaixo do sofá (hein?) mais sal no liquidificador e guardar, daí você vai ter um tempero que serve pra qualquer comida e que já vai estar pronto, a Ari diz que funciona eu prefiro nem testar... por que será mesmo que é conhecido como tempero de universitário?!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mini-Pizza de Cream Cracker

Não, pessoal... não fiquei louco nem bati com a cabeça na porta da geladeira (foi com o queixo)... a pizza cream cracker existe e infelizmente não é invenção minha, mas eu adoro =p
É um ótimo lanche para as tardes para reuniões com amigos, simples e rápida de fazer e muito gostosa.

Ingredientes:
Bolachas cream cracker (uma pra cada pizza)
Queijo mussarela
Peito de Peru defumado (pode ser só presunto se quiser)
Rodelas bem finas de tomate
Azeite
Orégano

Modo de fazer:
Espalhe as bolachas em um forma metálica, ponha uma rodela de tomate por sobre cada bolacha, depois corte o peito de peru em quadrados menores que a bolacha e ponha por cima dos tomates, regue com um pouco (pouco mesmo) de azeite. Em seguida corte o queijo em quadrados quase do tamanho das bolachas e ponha por cima. Salpique orégano, afinal "pra alguma coisa receber o nome de pizza tem que ter orégano no meio" [1]. Leve ao forno até o queijo derreter e pronto, já pode comer.

Dicas:
  1. Não inverta a ordem das camadas, os resultados podem ser desastrosos.
  2. Colocar um pouco de molho de tomate antes dos igredientes e salpicar queijo ralado por cima da pizza.
  3. Pode-se colocar uma rodela extra de tomate por cima e fechar com bolachas pra fazer sanduíches cream-cracker.
Referências:
[1] Matos, M. S.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Postagem Inaugural

O alimento não serve apenas ao sustento do corpo e da vida, mas também é uma forma de se encontrar o prazer, a Culinária é uma arte que estimula vários dos sentidos humanos: a visão, o olfato, o tato e principalmente o paladar. Quem não gosta de um belo prato? Massas, doces, cereais, saladas, carnes, peixes e frutos do mar, não importa qual, sempre haverá um prato que nos agrade.
Criei este blog na tentativa de apresentar algo que gosto às pessoas, não sou um chef, mas adoro cozinhar, aqui reunirei alguns dos pratos que fazem parte da minha coleção, talvez algumas invenções mirabolantes, e buscarei também apresentar a Culinária como a grande Arte que esta é.